Respostas
A idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453. Esse período costuma ser dividido em dois: Alta e Baixa Idade Média.
A Alta Idade Média estendeu-se do século V ao X. Foi a época de consolidação, na Euroa Ocidental, do feudalismo, sistema socioeconômico predominante na era medieval. No Oriente, porém, em vez da descentralização política feudal, o período foi marcado por dois fortes impérios: o Bizantino e o Árabe.
A Idade Média ela é todo um processo. Falamos que ela começa com a queda do Império romano no ocidente até o fim do Império Bizantino.
Na Alta Idade Média, nós temos o enfraquecimento do Império o que dá a entrada de povos germânicos, os bárbaros, e começa o processo de Ruralização onde a economia era voltada para a produção agrícola junto a uma abertura comercial para a sua recuperação.
Na Baixa Idade Média, nós temos o que vem depois do apogeu, uma decida gráfica que leva ao declínio feudal por justa mudança dentro do sistema. Quando pegamos a evolução agrícola no séc 10, nós temos uma sobra constante dessa atividade o as Feiras medievais seriam áreas onde a atividade comercial ganha força. Esse é o renascimento comercial que implicou no crescimento urbano.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.