ATRAVESSADOS NO MUNDO REAL
Os estudantes de Harvard inventaram um outro mundo. No filme “Redes sociais”, o personagem de Sean Parker, criador do Napster, é enfático: “Se um dia vivemos no campo e depois em cidades, hoje vivemos no ciberespaço.” Retórica ou sabedoria premonitória, o fato é que já há quem habite uma boa parte do dia esse território virtual. Que mundo é esse, volátil e surpreendente?
A pergunta não lhes interessa, esse mundo não é movido a porquê. No universo de Mark Zuckerberg o que importa é o como. Conectar-se é o verbo mágico que explica o seu Facebook. Conectar-se com que objetivo? “O objetivo é conectar-se.”
Não responderiam assim os dissidentes árabes que, usando o engenho de Zuckerberg se apresentaram entre si e ao mundo derrubando o mito de que o fundamentalismo islâmico era a única opção às ditaduras corruptas.
Sem a internet os indignados da Praça Porta do Sol, de Madri, não teriam desafiado um sistema político caduco. Nem as mulheres da Arábia Saudita, indignadas porque proibidas de dirigir automóveis, teriam organizado sua primeira manifestação de rebeldia.
Nos períodos compostos, nem sempre, a relação semântica entre as orações é marcada através de uma conjunção, como ocorre em “A pergunta não lhes interessa, esse mundo não é movido a porquê”. Assim, ao interpretá-lo, verifica-se que a segunda oração estabelece com a primeira uma relação de:
A
conclusão.
B
explicação.
C
adição.
D
oposição.
E
compensação.
Respostas
respondido por:
7
Letra b.
A ideia que podemos notar entre uma oração e outra é a de explicação, haja vista que ainda que não tenha a presença de alguma locução adjetiva explicativa exposta, esta está colocada de forma implícita.
Assim, a ideia de "porque" está claramente presente na frase. Caso você deseje visualizar tal frase com a locução, podemos reescrevê-la da seguinte forma: "A pergunta não lhes interessa, já que esse mundo não é movido a porquê".
respondido por:
2
Resposta:
Letra B
Espero ter ajudado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás