Caro aluno(a)! Seja bem vindo(a).
Esse fórum de discussão visa promover o debate sobre os métodos pedagógicos de ensino do Futsal e Futebol aplicados na Iniciação Esportiva.
Então vamos para a seguinte situação...
Isabella acabou de concluir o curso de graduação em Educação Física, e está muito motivada para começar a atuar na área. Logo, no segundo (2) mês de formação, Isabella prestou uma prova para um processo seletivo na área de Educação Física na Prefeitura de sua cidade, e passou. Assim, com a aprovação, Ela já foi orientada a iniciar as atividades no mês seguinte de sua aprovação. O processo de ensino da iniciação esportiva e fomentação do Esporte na cidade, será o principal objetivo de seu cargo. Neste sentido, Isabella atuará em praças esportivas, projetos de extensão, projetos em escolas e equipes de iniciação esportiva da cidade, com foco principal nas modalidades de Futsal e Futebol. Dessa forma, Isabella começou a refletir e analisar os principais métodos pedagógicos de ensino que aprendeu durante a graduação, pois as suas primeiras turmas serão na faixa etária de 6 aos 14 anos.
Com base na situação acima e nos conhecimentos provenientes da disciplina de Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol, reflita sobre os métodos pedagógicos de ensino, especificamente a abordagem baseada em jogos e o método tradicional tecnicista. Agora, justifique sobre a relação de ambos os métodos com a seguinte pergunta:
1.Para as idades iniciais (6 a 10 anos), qual o método mais adequado para Isabella aplicar nas aulas de Iniciação Esportiva? Justifique sua resposta.
Boa reflexão e discussão a todos.
Att,
Prof. Me. Douglas Kratki da Silva
Respostas
Resposta:
Esta fase se inicia por volta dos 11-12 anos e abrange até os 13-14 anos. Segundo Krebs (1992), é neste momento que começa a ocorrer a automatização de grande parte dos movimentos, liberando a atenção do praticante para a percepção de outros estímulos que ocorram, simultaneamente, a ação que está sendo realizada. Assim, em uma determinada modalidade, por exemplo, o praticante deverá buscar o aperfeiçoamento do movimento, a fim de melhorar sua resposta motora. Partindo do nível de rendimento alcançado na fase anterior, deve-se procurar o desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades físicas e técnicas. É importante destacar que se deve ter como um dos objetivos a iniciação técnica: o gesto do esporte em sua forma global, ações motoras gerais que servem para a solução de tarefas esportivas (porém, sem realizar treinamento técnico visando à perfeição do gesto, e sim, uma passagem pelas técnicas das diferentes disciplinas esportivas), observando quais são as exigências que se apresentam em cada um desses objetivos. A técnica deve ser trabalhada na sua forma global, sem objetivar ou insistir em alcançar a perfeição do gesto. A correção do gesto deve estar dirigida aos elementos gerais dos diferentes esquemas de movimento. A possibilidade de variação das técnicas, no sentido de amplos repertórios de esquemas motores, deve ser prioridade.
A iniciação esportiva é o primeiro contato que o aluno tem com o esporte, isso pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas geralmente ocorre na infância.
Mas antes de chegar a iniciação esportiva, as crianças passam por fases de desenvolvimento, e outras fases acontecem na sequencia durante a iniciação.
Existem alguns métodos que são defendidos por alguns autores para serem usadas na iniciação esportiva, e para que essa iniciação seja favorável para o desenvolvimento da criança.
A primeira abordagem é a Iniciação esportiva universal que traz como autor principal Greco, com contribuições de Benda (1998).
Fase universal
Ocorre dos 6 aos 12 anos e a frequência de atividades não pode ultrapassar três vezes na semana para não atrapalhar outros possíveis interesses da criança. A criança se encontra com habilidades básicas de locomoção, estabilização e refinamento progressivo.
Espero ter ajudado.