Ao analisarmos as características das tendências pedagógicas progressistas (Libertadora e Histórico-Crítica), pode-se notar que essas teorias são complementares, pois possuem um fio condutor único: a produção de conhecimento para a transformação social.
Respostas
Eis o restante da questão:
Considerando as abordagens citadas no exposto e compreendendo as ações para a instrumentalização da prática dessas Didáticas inovadoras, avalie as afirmações a seguir com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
I - É comum entre as Didáticas Progressistas possibilitar atividades diferenciadas, que demandem criação de projetos desafiadores que provoquem enfrentamento, diálogo com autores e construção própria.
II - Buscar resultados consensuais nas discussões coletivas, nas proposições de grupo, como exercício efetivo de cidadania, instrumentalizando a vivência do voto e do consenso como recurso para a vida em comunidade faz parte dessas teorias.
III - Para tais Tendências, é necessário criar, para o aluno e com o aluno, um ambiente educacional que apresente um contexto inovador, transformado e participativo, em que o aluno seja reconhecido como sujeito capaz de propor e inovar.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativa 1: V, V, V.
Alternativa 2: V, V, F.
Alternativa 3: V, F, V.
Alternativa 4: F, V, V.
Alternativa 5: F, V, F.
É correta a alternativa 1.
Nas perspectivas libertadoras o aluno é visto como responsável pela construção do seu próprio conhecimento, e para tal se buscam criar metodologias alternativas, que rompem com a monotonia e buscam favorecer diferentes talentos e habilidades dos alunos.
Há tendências libertadoras que buscam o consenso, criando mecanismos de participação que contam com a prática do voto, de modo que os alunos debatem e decidem, entre si, o que será realizado, como uma forma de exercitar a cidadania e preparar para este aspecto da realidade humana.