Há séculos o desenvolvimento econômico vem sendo utilizado como força motora para o crescimento dos países. A economia binária não está preocupada com a origem dos recursos que responde às necessidades humanas. Desse modo, surge o entendimento da necessidade de um novo modelo econômico, social e ambiental em que se busca a sustentabilidade. Para buscar o equilíbrio e rentabilidade, surge a logística reversa. MAGELA, M. Os caminhos do lixo: da obsolescência programada à logística reversa. Campinas: Editora Atomo, 2013. p. 114. A partir do texto-base, discorra sobre o conceito de logística reversa e a importância da cadeia de suprimentos nesse processo.
Respostas
A logística reversa é basicamente a coleta ou o envio dos produtos para a sua produtora, ou seja, nada mais é do que o retorno dos bens para reciclagem, reutilização ou descarte adequado.
A logística reversa é de fato um meio muito eficaz para estabelecer uma posição competitiva no mercado em relação ao meio ambiente.
A logística reversa é bastante importante atualmente, tendo em mente a quantidade de bens que são produzidos e que podem causar mal ao ambiente.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Logística reversa é o segmento da logística empresarial que se preocupa com as questões logísticas do retorno ao ciclo de negócios ou produtivo de embalagens, bens de pós-venda e de pós-consumo, atribuindo-lhes valores de diversas naturezas: econômico, legal, logístico, ecológico, de imagem corporativa, entre outros. Compõe-se de tarefa de coleta, manipulação e processamento de produtos e peças usadas com o propósito de garantir uma recuperação sustentável e reutilização de produtos e materiais.
Se faz necessário a expansão da responsabilidade da cadeia de suprimentos uma vez que se busca aperfeiçoar as tecnologias, materiais e processos para uma ligação da cadeia como um todo, com propósito de reduzir os riscos dos investimentos em logística reversa.
Explicação: