A glicoquinase e a hexoquinase são duas enzimas que reagem com o mesmo substrato, a glicose, e ambas são enzimas intracelulares que fosforilam a glicose formando glicose 6-fosfato (G6P). A hexoquinase depende da presença do íon magnésio para seu correto funcionamento. Explique qual o papel do magnésio neste contexto.
É uma proteína
É um inibidor alostérico
É uma coenzima
É um cofator
É um inibidor competitivo
Respostas
Resposta: D
É UM COFATOR
Explicação:
A hexoquinase depende da presença de magnésio como cofator. Sem o cofator a enzima não fica ativa.
Resposta:
Esta pergunta caiu em uma das minhas provas. Curso Biomedicina. A resposta certa é Cofator. Neste enunciado (porque às vezes a ordem das opções é alterada) a alternativa correta é a letra D.
Explicação:
Para que ocorra a reação, a Hexoquinase depende da presença do Íon Magnésio para o seu correto funcionamento. Ou seja, por eliminatória, e bom senso, é claro, esse Magnésio não pode ser considerado um Inibidor, seja Alostérico ou Competitivo. Então, já eliminamos duas opções facilmente. Relembrem, trata-se de um "Íon Magnésio". Com isso, descartamos também que se trata de uma Proteína. Sobrou Coenzima e Cofator. Com certeza, esse Íon Magnésio não pode ser considerado como uma Coenzima (as Enzimas do enunciado são a Glicoquinase e a Hexoquinase), sobrando apenas a opção Cofator. A Enzima Hexoquinase depende da presença de Magnésio, do Íon Magnésio, como Cofator. Ou seja, sem o Cofator a Enzima não fica ativa.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço.
Att. Alexandre de Souza