2)
Leia o trecho do texto a seguir:
A mistura de domínios diferentes, o enfraquecimento das divisões entre significante e significado, ler e escrever, literatura e crítica sustentam identidades distintas. O prefixo ‘pós’ dentro de seus usos testemunha a significação que o passado tem para a teoria do pós-estruturalismo (Nietzsche, Heidegger e Freud; metafísicas ocidentais e estruturalismo). Derrida, Lyotard e Barthes repetidamente se voltaram para essa questão e enfaticamente rejeitaram qualquer sugestão de investigação que denunciasse ou aspirasse ultrapassar seus antecessores. As noções de um novo começo, de superar a modernidade e o progresso do ‘modo heroico’ (LYOTARD, Condition) guardam as mesmas ideias que o ‘pós’ espera deslocar. A investigação funciona como deslocamento do passado, como deslocamento e ruptura de um sistema discursivo (Derrida). Barthes talvez seja o único verdadeiro pós-estruturalista, pois começou o seu trabalho durante o estruturalismo e se colocou na fissura da representação do significado. Como programa de trabalho teórico, Lyotard descreve o pós-estruturalismo como a reescrita da Modernidade, de tal forma que hoje ‘um trabalho só pode ficar moderno se for primeiro pós-moderno (Condição, p.79).
(SAMUEL, Rogel. Novo manual de teoria literária. 6. ed. Rev. e Ampliada. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011, p. 69)
Considere todas as reflexões do autor sobre o pós-estruturalismo a assinale a alternativa que apresenta a proposição adequada:
Alternativas:
a)
O pós-estruturalismo é a reformulação de conceitos antigos sob novo ponto de vista. Esses conceitos são vistos como uma verdade construída e que não pode ser reestruturada. Há um deslocamento do passado.
b)
O estruturalismo é a reformulação de conceitos antigos sob novo ponto de vista. Esses conceitos são vistos como uma verdade construída e que pode ser reestruturada. Há um deslocamento do passado.
c)
O pós-estruturalismo é a reformulação de conceitos antigos sob novo ponto de vista. Esses conceitos são vistos como um discurso construído e que não pode ser reestruturado. Há um deslocamento do presente.
d)
O pós-estruturalismo é a reformulação de conceitos antigos sob novo ponto de vista. Esses conceitos são vistos como um discurso construído e que pode ser reestruturado. Há um deslocamento do passado.
e)
O estruturalismo é a reformulação de conceitos antigos sob novo ponto de vista. Esses conceitos são vistos como um discurso construído e que pode ser reestruturado. Há um deslocamento para o futuro.
3)
Leia o trecho do texto a seguir:
Os news critics lutaram contra a sociologia e a antropologia cultural. Diziam que a crítica marxista reduzia a literatura a um conjunto de normas sociológicas e políticas, relacionando o conteúdo de uma obra a causa externa. Pode-se dizer que o new criticism foi uma reação contra a sociologia. Para Wellek, a literatura consiste numa instituição social que utiliza, como meio de expressão, a instituição social linguística. Os próprios processos literários, como a métrica e os símbolos, têm natureza social, são convenções além da vida subjetiva (que também é social). O próprio poeta é um membro da sociedade, "possui uma condição social específica", recebe um certo grau de consideração e recompensa, dirige-se a um público, por hipotético que seja, não é individual. A grande maioria das questões da literatura são questões sociais relativas à tradição e à convenção, às normas e aos gêneros, a símbolos e a mitos. As instituições estéticas são instituições sociais. Wellek ataca o marxismo estreito, mas defende que a literatura nasce num contexto social, como parte da uma cultura. A literatura, uma "imitação" da vida, ‘tal qual esta é, e da vida social em particular’. Mas conclui que não substitui a sociologia ou a política, pois tem justificação e objetivos específicos.
(SAMUEL, Rogel. Novo manual de teoria literária. 6. ed. Rev. e Ampliada. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011, p. 77 - 78)
Considere tudo o que autor postulou sobre o New Criticism e analise as afirmações a seguir:
I. O New Criticism se baseava na técnica da close reading e Wellek foi um exceção por considerar a sociedade (elemento extraliterário) como fundamento da literatura.
II. O New Criticism teve como fundamento o estudo das questões sociais e políticas como embasamento da criação literária. Sociologia e antropologia formaram as bases dos estudos da Nova Crítica.
III. O New Criticism foi uma reação à sociologia, por isso desenvolveu a técnica chamada close reading que excluía todos os elementos extraliterários.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I e II.
b)
apenas II e III.
c)
apenas I e III.
d)
apenas II e III.
e)
I, II e III.
Respostas
respondido por:
13
Resposta: 2 A, 3 C
Explicação:
demons78:
me ajude com o restante?
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás