1) "Nessa época [a partir dos anos 50], Noam Chomsky produz uma mudança. Embora tenha sido discípulo de um conhecido distribucionalista americano chamado Z. Harris, ele critica a vocação classificatória dos distribucionalistas e propõe que a reflexão sobre a linguagem não seja tão amarrada aos dados, mas dê um lugar importante à teoria". (ORLANDI, Eni Pulcinelli. O que é Lingüística? 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 38. (Coleção Primeiros Passos))
Assinale a alternativa que apresenta a finalidade da teoria gerativista:
Alternativas:
a) Ditar normas a serem seguidas pelos seus falantes.
b) Dar conta de todas as frases gramaticais (e somente delas).
c) Propor um modelo estruturalista por excelência.
d) Dar conta das frases agramaticais em uma língua.
e) Anotar todas as frases de um único falante.
2) [...] à parte verdadeiras exceções, isto é, casos de distúrbios neurológicos graves, todos e apenas os seres humanos falam uma língua natural, o que quer dizer que as línguas naturais têm uma ligação estreita com o que é definidor da natureza humana: chamemos a esse dote da espécie __________ humana".
(MIOTO, Carlos; SILVA, Maria Cristina Figueiredo; LOPES, Ruth Elizabeth Vasconcellos. O estudo da gramática. In:______. Novo manual de sintaxe. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005, p. 18.)
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto-base:
Alternativas:
a) impessoalidade
b) semântica
c) intuição
d) racionalidade
e) informação
3) "A faculdade da linguagem é composta por ____________ que são leis gerais válidas para todas as línguas naturais; e por ____________ que são propriedades que uma língua pode ou não exibir e que são responsáveis pela diferença entre as línguas".
(MIOTO, Carlos; SILVA, Maria Cristina Figueiredo; LOPES, Ruth Elisabeth Vasconcellos. O estudo da gramática. In:______. Novo manual de sintaxe. 2 ed. Florianópolis: Insular, 2005. p. 24.)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto-base sobre o modelo gerativista:
Alternativas:
a) paradigmas – sintagmas
b) princípios – parâmetros
c) estruturas – frases
d) sintagmas – paradigmas
e) parâmetros – princípios
4) O funcionalismo é uma corrente linguística que, em oposição ao estruturalismo e ao gerativismo, se preocupa em estudar a relação entre a estrutura gramatical das línguas e os diferentes contextos comunicativos em que elas são usadas".
(FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica. Funcionalismo. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011, p.157.)
Considerando essa questão, estabeleça a relação entre os conceitos propostos em cada vertente ou teoria linguística elencados nas colunas a seguir:
1. Estruturalismo
2. Gerativismo
3. Funcionalismo
A. Inatismo
B. Sincronia
C. Iconicidade
Assinale a alternativa com a opção correta:
Alternativas:
a) 1-A, 2-B, 3-C
b) 1-B, 2-A, 3-C
c) 1-C, 2-B, 3-A
d) 1-B, 2-C, 3-A
e) 1-A, 2-C, 3-B
Respostas
respondido por:
15
Resposta: 1) a, 2) d, 3) b, 4) b
Explicação corrigido AVA
respondido por:
6
Resposta:
1)B
Explicação:
O Modelo Gerativista baseia-se na ideia de Gramática Gerativa, descrevendo como as sentenças são formadas e como os constitutes de tais sentenças se transformavam em outras por meio das regras desse sistema.
O modelo gerativista também trata da competência do falante, e que por meio desta, o falante da língua pode decidir usando da intuição, se um termo é gramatical ou agramatical, ou seja, se é possível de ocorrer ou não em sua língua.
Portanto, o Gerativismo irá trabalhar apenas com a gramatica que é inata e passível de ocorrer e ser aceita pelo sistema de certa língua.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás