• Matéria: Filosofia
  • Autor: larahdacoregio5735
  • Perguntado 7 anos atrás

Platão inaugurou uma área de estudo específica da Política, principalmente na relação entre Política e Justiça. Dentro do Livro I de A República, por exemplo, o personagem Sócrates refuta as argumentações de Trasímaco acerca da justiça. (PLATÃO. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1989). Segundo Platão, política e justiça estão conectadas em sua essência, pois: a. A justiça significa fazer o bem aos amigos e mal aos inimigos; portanto, ela nem sempre é mais vantajosa do que a injustiça. b. A justiça é um bem em si, nesse sentido se busca a justiça e política ideal. c. A justiça consiste em dizer a verdade e restituir o que se tomou; a injustiça é mais vantajosa do que a justiça. d. A justiça significa dar a cada um o que se lhe deve; logo ela é mais vantajosa do que a injustiça. e. A justiça é um mal necessário, é uma verdade inaudível.

Respostas

respondido por: bitencourtericotafpm
10

Alternativa D. Platão defende claramente uma concepção a qual diz que a justiça é dar a cada um o que lhe é devido.

Isso tem vários significados: em um certo sentido, é justo restituir as dívidas que temos uns com os outros e isso está correto segundo Platão. Punir de modo proporcional os agressores ou os que quebram a lei também seria justo.

Ainda justo, ele completa, seria aos cidadãos da República que tivessem suas funções bem estabelecidas na cidade. Logo, alternativa D.

Perguntas similares