• Matéria: Pedagogia
  • Autor: daianelopez9320
  • Perguntado 7 anos atrás

QUESTÃO B Uma escola municipal, no turno noturno, oferece a modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA para alunos de alfabetização e anos iniciais do ensino fundamental. A classe “A” é regida pela professora Maria, que tem a concepção de que os sujeitos analfabetos chegam à escola sem saber nada sobre a escrita e que para aprendê-la é necessário “copiar, memorizar e reproduzir conhecimentos acabados”. Como prática pedagógica, a professora Maria apresenta para os alunos as letras, depois as palavras e os ensina a codificar e decodificar, até que as letras e sons sejam memorizados. A classe “B” é regida pela professora Ana, a qual concebe que os estudantes inseridos na EJA são sujeitos detentores de conhecimentos e sua prática pedagógica parte dos saberes dos alunos. A professora Ana, no processo de alfabetização, utiliza-se de textos de diferentes gêneros e usos sociais, em um processo de alfabetização e letramento. Prezado (a) acadêmico (a), partindo de seus conhecimentos sobre o aluno da EJA e conceitos de alfabetização e letramento e supondo que você lecionaria para uma turma de alfabetização da EJA, qual prática pedagógica adotaria, a da professora Maria ou a da professora Ana?

Respostas

respondido por: henriquec1001
3

A alfabetização e letramento podem sim andar separados, mas para consolidação do ensino e aprendizagem eles tem que caminhar juntos.

O letramento compreende ao processo de leitura e escrita fazendo relação as práticas sociais, enquanto a alfabetização é um tempo na vida escolar onde os alunos aprendem a ler e escrever.

Elas podem ser vistas como complementares, pois a relação com situações práticas fixa o assunto, fazendo com que os alunos aprendam os conteúdos de maneira natural.

Bons estudos!

respondido por: atoninhoghaesoufo49
0

Resposta:

I, II e III. Corrigida pelo AVA

Explicação:

Perguntas similares