Conforme Mondaini (2009), não se trata de coincidência histórica que o aumento dos índices de desigualdade social tenha sido acompanhado de um crescimento substancial da violência urbana. Assim, mesmo não havendo uma relação direta de causa e efeito entre essas mazelas sociais, entende-se que a desigualdade materializa uma realidade, possibilitando a reprodução da violência, criando um ciclo perene de violações de direitos humanos. [...] A violência adquire as mais variadas formas — psicológica, física, sexual e simbólica. Todas elas podem compreendidas, também, por um viés social, ou seja, por meio de suas expressões e relações com as formas a partir das quais nossa sociedade está organizada. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Considere as asserções: I. A violência urbana cresce juntamente com a desigualdade social. PORQUE II. A desigualdade leva a uma realidade não agradável, psicológica, física, sexual ou simbolicamente. É correto afirmar que:
Respostas
respondido por:
23
I é verdadeira, de modo que quanto mais desigual for uma sociedade, mais ela tenderá a apresentar níveis elevados de violência (o que vai desde os crimes contra o patrimônio até os crimes contra a vida), de modo que é, por si só, um estado deplorável de coisas.
II é verdadeira, sendo uma das consequências da profunda desigualdade a existência de modos de vida que são profundamente distintos dentro de um mesmo corpo social, o que pode levar a que o grupo menos favorecido esteja mais exposto a crimes e elementos que facilitam o surgimento do comportamento criminoso.
kathleencintra47111:
Então a I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I?
A violência urbana cresce juntamente com a desigualdade social que leva a uma realidade que reproduz violência psicológica, física, sexual ou simbolicamente, mas não existe relação de causa e efeito. Mas, uma não é causa da outra.
respondido por:
21
Resposta:
A I e a II são verdadeiras
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás