• Matéria: História
  • Autor: nataliajkbrasil
  • Perguntado 7 anos atrás

o com atenção:

“O mundo quebra todos, e depois muitas pessoas ficam mais fortes nos lugares quebrados. Aqueles que se recusam a quebrar são mortos. Morre o muito bom, o muito gentil e o muito corajoso, indiscriminadamente. Se você não é bom, gentil ou corajoso, pode ter certeza de que também morrerá. Mas o mundo não terá pressa para matá-lo”.

HEMINGWAY, Ernest. A Farewell To Arms. Estados Unidos: Scribner, 1929 (Adaptado, tradução do autor).


O livro “Adeus Às Armas” é uma das obras mais famosas de Ernest Hemingway. Suas passagens pessimistas, inspiradas pelos horrores da Primeira Guerra Mundial, são indicativos de uma época em que o escopo da humanidade estava mais voltado às suas próprias falhas, e muito menos às suas supostas virtudes. Foi justamente neste contexto de depressão e crise das décadas de 1930 e 1940 que a Escola dos Annales passou a prosperar. Com base nessas informações, analise as afirmativas abaixo e considere “V” às verdadeiras e “F” às falsas:

( ) Os Annales prosperaram na crise porque reprovaram modelos teóricos que priorizavam o eurocentrismo e marginalizavam outros povos e culturas.
( ) A primeira geração de analistas, liderada por Marc Bloch, surgiu na década de 1920 e sobreviveu até 1945. Com o assassinato de Bloch pelos nazistas, essa teoria historiográfica minguou.
( ) Os horrores das duas guerras mundiais entre as décadas de 1910 e 1940 abalaram a ideia de um tempo retilíneo destinado ao equilíbrio e/ou à glória, como propunham os positivistas e marxistas.
( ) A Primeira Guerra Mundial, a crise econômica de 1929 e a Segunda Guerra Mundial expuseram as fraquezas do mundo ocidental, enfraquecendo o eurocentrismo promovido pelo Positivismo e alavancando outras teorias.
( ) Um dos principais problemas da Escola dos Annales à ocasião do cenário de crise das décadas de 1930 e 1940 foi a sua resistência em trabalhar com a ideia de um tempo múltiplo. Por essa razão, o Marxismo resistiu aos efeitos da revolução metodológica e, ao contrário do Positivismo, ainda existe.

Está correta a alternativa que apresenta a sequência:

Alternativas
Alternativa 1:
F, F, V, V, F.

Alternativa 2:
F, V, F, F, V.

Alternativa 3:
V, F, V, V, F.

Alternativa 4:
V, F, V, V, V.

Alternativa 5:
V, V, F, F, V.

Respostas

respondido por: pedrohenrirodrigues1
0

Resposta:

alternativa  5

Explicação:

analisei apenas as primeiras duas opções e fui por eliminação mesmo.


heliatan: Alguém tem a resposta dessa?
respondido por: kissterra100
0

Resposta:

Marquei a Alternativa 4.

Explicação:

Perguntas similares