• Matéria: História
  • Autor: allnight10kelly
  • Perguntado 7 anos atrás

A política de forja de um determinado padrão de nacionalidade buscado pelo governo Vargas encontrou na Igreja Católica e em seus apoiadores - o chamado laicato católico - um importante aliado. Essa aliança, como é próprio de tais arranjos, prevê contrapartidas. Quais teriam sido, no domínio educacional, as demandas pleiteadas pela cúpula da Igreja Católica no Brasil e pelos membros mais proeminentes do laicato católico junto ao Ministério da Educação?

Reivindicação junto à administração pública para que se fizesse imprimir ou conceder auxílio para a publicação de obras ou opúsculos contendo doutrina antimarxista e de propaganda antissoviética; esforços do Ministério da Educação para defender as humanidades clássicas - latim e grego - e sua incorporação no Plano Nacional de Educação (a ser elaborado).
Insistência do Ministério da Educação para entendimento com os estados a fim de alcançar uniformidade na orientação educativa; que a pasta federal da Educação transferisse a responsabilidade exclusiva para a formação de professores para atuar no Ensino Secundário e Superior para as arquidioceses.
Fiscalização dos poderes públicos para que os(as) alunos(as) matriculados(as) em escolas primárias públicas - especialmente os filhos de imigrantes de outras crenças - adquirissem hábitos religiosos católicos por orientação dos(as) professores(as), a fim de contribuir, gradualmente, para a afirmação do cristianismo de base católica como a crença religiosa exclusiva em território nacional.
Facilidades para a introdução do ensino religioso nas escolas em todo o país; apoio para a fundação de Faculdades católicas de Teologia nas Universidades então existentes e a serem criadas; intervenção do Executivo para pressionar a Justiça Eleitoral, a fim de aprovar a criação do Partido da Ação Católica Nacional.
Reivindicação de apoio para a realização de congressos católicos de Educação nos vários estados e em geral para os trabalhos sociais da Ação Católica Brasileira; reativação do Regime do Padroado no Brasil, em que o Presidente da República recebesse o título de Chefe da Igreja no país e a nomeação dos bispos estivesse a seu cargo, realizando, nesse sentido os desígnios de afirmação de uma identidade nacional de base católica.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

É correta a alternativa A.

A Igreja Católica no Brasil e o laicato reivindicaram da administração pública (durante a Era Vargas), apoio financeiro para imprimir obras ideologicamente alinhadas com a postura política da Igreja (ou seja, antimarxistas e que fossem contrárias aos soviéticos), que defendessem o ensino de latim e grego (o que era, na época, em grande parte realizado pela Igreja Católica) e que fizesse parte do Plano Nacional de Educação.

Com isto pretendiam garantir a sua posição na condução da educação no Brasil (papel que ocupavam desde o Século XVI, quando para cá vieram os jesuítas) e na definição das pautas ideológicas nacionais.

Perguntas similares