PERGUNTAS DE FILOSOFIA, NÃO SÃO DIFICEIS, ME AJUDEM!!! VALENDO 54PTS
1. A respeito das contribuições proporcionadas por gregos e romanos à nossa compreensão da política é incorreto afirmar que: V: 2,0.
a) Foram os primeiros povos a tratar a política como uma atividade humana que derivava do poder gerado pelo conjunto das relações sociais e não do mundo sobrenatural.
b) Criaram visões e instituições que foram tão importantes ao ponto de estarem presentes entre nós até hoje. Um exemplo disso é a democracia, presente ainda hoje no exercício da política no mundo ocidental.
c) Criaram inovações importantes como a democracia e o direito procurando fundamentar em leis o funcionamento das instituições e do governo.
d) Procuraram desassociar o poder exercido pelo governante de sua própria pessoa, criando mecanismos para limitar o poder que eles exerciam e impedir que eles se beneficiassem pessoalmente com as medidas que tomavam.
e) Conseguiram criar sistemas que visavam proporcionar a participação de todos os indivíduos no exercício da política, quebrando privilégios que anteriormente só permitiam a participação dos aristocratas na mesma.
2. Acerca das concepções políticas propostas por Platão é incorreto afirmar que: V: 2,0.
a) Acreditava que a política é arte de governar de forma justa procurando conceder a cada indivíduo o que lhe cabe de acordo com seu mérito.
b) Ainda que o governante, enquanto supremo líder da sociedade, devesse ter ampla autonomia para tomar as medidas que julgasse mais adequadas, ele não poderia contrariar as leis as quais todos deveriam estar submetidos.
c) Defendia uma forma de governo que impusesse uma rígida disciplina ao modo de vida dos cidadãos, restringindo a posse da propriedade, da liberdade de expressão e da liberdade artística. Seu objetivo era impedir que o egoísmo, a libertinagem e a más influências gerassem desordem na cidade.
d) Propôs que a sociedade deveria ser dividida em três grupos funcionais distintos: governantes, guardiões e produtores. O critério com base no qual deveria ser feita divisão seria o desempenho dos indivíduos no processo educacional.
e) O filósofo considerou que o principal papel do estado seria fornecer uma boa educação aos indivíduos que conseguisse extrair aquilo que cada um trazia de mais próprio.
3. De acordo com as características da política platônica, assinale V ou F: V: 2,0.
( ) A principal obra política de Platão é “O Leviatã”.
( ) Na tentativa de formar sua aristocracia, Platão admite a prática da eugenia.
( ) A violência seria o principal meio para forjar os futuros governantes da Polis.
( ) Cada pessoa ocuparia um lugar na sociedade, de acordo com suas capacidades e aptidões físicas e intelectuais.
De cima para baixo, verifique a sequência correta:
a) F, F, V, F
b) F, V, V, V
c) F, V, F, V
d) V, F, V, F
e) F, F, F, V
4. Acerca da concepção jusnaturalista do Estado e da sociedade, defendida por Aristóteles, não é correto afirmar que: V: 2,0.
a) Considerar que o homem naturalmente possui uma tendência para viver e conviver em sociedade e desta tendência nasceriam tanto a sociedade quanto o Estado.
b) Entende que o ser humano tem uma aversão natural pela desordem e pela injustiça e por isso busca meios para evitar que as mesmas se estabelecem.
c) Afirmar que o Estado e a sociedade se fundamentavam no impulso humano que tinha como objetivo garantir a justiça, a paz e a ordem.
d) Sustentar que a única forma do Estado e da sociedade funcionarem corretamente dependeria da capacidade dos indivíduos obedecerem às leis propostas como se elas fossem naturais e não criadas pelo próprio homem.
e) Demonstrar que a vida em sociedade era uma maneira inevitável de o ser humano buscar realizar-se no convívio com seus semelhantes.
5. Acerca do pensamento político de Santo Agostinho é correto afirmar que: V: 2,0.
a) Estabeleceu que o amor dirigido corretamente à Deus fundava a comunidade política perfeita (cidade de Deus) enquanto o amor excessivamente voltado às coisas mundanas e às criaturas humanas instituía a cidade dos homens.
b) Considerava que a política deveria guiar-se pelos interesses humanos já que a imperfeição deste mundo impedia a aplicação das leis divinas.
c) Acreditava que a cidade de Deus já poderia ser realizada neste mundo, no transcurso da própria história, por isso fez a crítica da cidade dos homens.
d) Considerava que Estado e Igreja deveriam estar separados e que os súditos poderiam se revoltar contra seus governantes quando eles deixassem de se guiar pelo desejo de promover o bem coletivo.
e) Tinha um visão circular da história e acreditava que a sucessão dos diferentes impérios ao longo da história se daria por ciclos naturais que tenderiam a se repetir independente da vontade humana ou divina.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
1-D
2-C
3-B
4-C
5-A
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás