• Matéria: Filosofia
  • Autor: raimundimalves
  • Perguntado 7 anos atrás

Poderíamos dizer que o “teólogo prático” é aquele que está exercendo o ministério pastoral junto a uma comunidade, que tem como responsabilidade e desafio relacionar o saber teológico com a vida, e a vida com o saber teológico. Ele próprio é, portanto, um agente formador e articulador no labor teológico, à luz de suas funções como um agente transformador de realidades humanas. Esse “teólogo prático”, esse pastor, está trabalhando para cumprir pessoalmente a Grande Comissão, enquanto, ao mesmo tempo, está liderando e influenciando seu rebanho para que este também esteja cumprindo, individual e pessoalmente, essa mesma Grande Comissão.

PAULA, Rafael de. PREGAÇÃO E PRÁTICAS MINISTERIAIS. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017

A partir do conteúdo estudado no livro da disciplina assinale quais alternativas apontam para o papel do teólogo prático:

I. O teólogo prático deve afastar-se das questões racionais da teologia.
II. O teólogo prático exerce a seu ministério junto à comunidade.
III. Certo de posição o teólogo prático atua na realização da igreja e não nas áreas teológicas.
IV. O teólogo prático articula a vida com o saber teológico.

É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
12

I. O teólogo prático deve afastar-se das questões racionais da teologia.  Falso. Na verdade ele deve conciliar estas questões junto com a realidade da comunidade em que ele atua.

II. O teólogo prático exerce a seu ministério junto à comunidade.  Verdadeiro. Ele deve tentar conciliar teoria e prática de acordo com a realidade que o cerca de maneira adequada e apropriada.

III. Certo de posição o teólogo prático atua na realização da igreja e não nas áreas teológicas.  Falsa. As áreas teológicas também são importantes para a construção de uma igreja sólida.

IV. O teólogo prático articula a vida com o saber teológico. Verdadeira. Pois ele deve entender que ambas se complementam.

Perguntas similares