Fundamentando-se em Roig (2012, p. 40-43), analise as seguintes assertivas quanto à veracidade, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I Os lápis de cor são limpos, práticos e fáceis de transportar; por isso, podem ser considerados um dos instrumentos ideais para desenhar ao ar livre.
II Os lápis de cor possibilitam trabalhar com a precisão do lápis de grafite, ao mesmo tempo em que dão cor ao desenho; são suficientemente suaves para realizar grisês delicados, e é possível afinar a sua ponta para realizar traços mais intensos e lineares.
III Boa parte da falta de interesse despertado pelo desenho com lápis de cor está na pobreza de intensidades de cada tom, na pouca variedade das cores e no fato de as cores não se combinarem opticamente sobre o próprio suporte ao se sombrear.
IV Os lápis-aquarela têm as mesmas características formais dos lápis de cor. No entanto, quando passamos um pincel umedecido por cima do traço, verificamos que o pigmento se apaga, dando lugar a uma área branca no papel.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
a.
F, V, V, F.
b.
F, F, V, V.
c.
V, F, V, F.
d.
V, V, F, F.
e.
V, F, F, V.
Respostas
Sobre o desenho, podemos considerar correta a alternativa D: V- V- F- F.
O lápis de cor é uma ferramenta de desenho que pode ser usada em qualquer lugar, dando a possibilidade para o artista de desenhar ao ar livre.
A precisão do mesmo, pode levar a técnicas como grisê delicado, que exige bastante cor, porém um detalhamento mais apurado que a ponta do lápis bem apontada consegue produzir.
É um erro, dizer que o lápis de cor possui uma pobreza de intensidades e cores. É errado porque sabendo trabalhar técnicas de sombreamento e contraste com o mesmo, consegue se chegar a tonalidades semelhantes a de tintas.
Outro erro é dizer que ao umedecer o lápis a aquarela apaga tonalidades. A aquarela normalmente torna mais sútil as cores usadas em desenhos, e não as apaga.