Respostas
As fossas nasais, os pulmões, a faringe, a laringe e o diafragma são exemplos de órgãos que com suas especificidades fazem parte do sistema respiratório.
As fossas nasais ou cavidades nasais são paralelas e se estendem da narina até a faringe. Sua principal característica é limpar, filtrar e umedecer o ar inspirado pelos pulmões. Os pulmões por sua vez, são órgãos localizados na caixa torácica, possuindo lobo esquerdo e direito e sendo responsável por atuar na oxigenação do sangue, além de eliminar o dióxido de carbono.
A faringe é um órgão que faz parte do sistema digestório e do sistema respiratório uma vez que sua principal função é a de circular alimentos e o ar. Enquanto, a laringe que é estendida da faringe à traquéia exerce a função da fala, permitindo a passagem de ar entre a faringe e a traquéia e impedindo que alimentos adentrem a via área.
O diafragma é essencial para o processo de respiração, atuando na inspiração e expiração. Além disso, ele auxilia, através da sua contração, a digestão dos alimentos.
Espero ter ajudado !