11. Julgue os itens em Verdadeiro ou Falso:
( ) O processo de síntese de RNA a partir de um molde de DNA é denominado replicação.
( ) Para que se expressem, os genes devem ser transcritos em cadeias polipeptídicas.
( ) Em plantas e animais, a quantidade de DNA é sempre a mesma nas células diplóides de qualquer tecido. Por outro lado, as células haplóides, que têm metade do número de cromossomos, também têm metade do DNA.
( ) As moléculas de RNA diferem das de DNA em alguns aspectos: são formadas por duas hélices; a fita de RNA é muito mais curta, pois contém a mensagem referente a apenas um ou poucos genes; a base uracila, presente no DNA, é substituída pela base timina; o açúcar do RNA é a ribose.
( ) Assim como os ácidos nucléicos, as proteínas são as macromoléculas responsáveis pelo armazenamento e pela transmissão da informação genética.
( ) Falhas no pareamento de bases do DNA são alterações para as quais inexiste mecanismo de reparo.
( ) Durante o processo de fecundação, se o espermatozóide fecundante carregar o cromossomo X, o bebê será do sexo masculino.
( ) O início de uma molécula eucariótica de RNA mensageiro se dá sempre no códon de iniciação ATG e termina em um dos códons de parada.
( ) Trissomia e deleção são consideradas aneuploidias.
Respostas
Resposta:
F. O processo em questão é a transcrição e não a replicação.
F. Os genes devem ser traduzidos em cadeias polipeptídicas, a transcrição é somente a "reescritura" da informação do DNA para um RNA.
F. Há variações a depender da espécie.
F. Duas hélices é característica do DNA. Uracila está presente no RNA. A timina que pertence ao DNA.
F. As proteínas possem funções diversas: defesa, estrutural, hormonal, transporte. Quem armazena a informação são os ácidos nucleicos.
F. As células possuem sistema de reparo para casos de replicação defeituosa.
F. Se o espermatozoide estiver levando o cromossomo X, então o bebê será do sexo feminino, pois ao se unir com o óvulo da mãe, resultará em XX.
F. O códon de iniciação é o AUG, que codifica o aminoácido metionina.
F. Trissomia é uma aneuploidia, que é uma alteração no número de cromossomos, enquanto que deleção é quando há perda de uma parte do cromossomo, é uma alteração estrutural e não na quantidade.