• Matéria: Sociologia
  • Autor: ViniGamer333
  • Perguntado 7 anos atrás

o que são teorias raciais? quais teorias raciais existem e um resumo de cada uma delas.​

Respostas

respondido por: MayPadin123
29

Resposta:

As teorias raciais buscavam sempre tipificar uma determinada raça, e classifica-la como inferior, mostrando os quesitos pelos quais uma raça seria considerada superior. Com forte influencia europeia, as raças arianas eram sempre consideradas como superiores no referente as raças africanas, sempre pejoradas. E mesmo doutrinas religiosas, como a bíblia, também apresentavam tal discriminação racial. Com o surgimento do Darwinismo social, as teorias se afastam do ideal racial, e se aproximam do evolucionista.

Consequentemente ao Darwinismo social surgiram outras teorias seguindo a mesma corrente, o que tornou a antropologia física extremamente ultrapassada e retrógada. No entanto, ainda não era o modelo teórico mais coerente, pois ainda se baseava em um critério de superioridade. Com o distanciamento das correntes religiosas No Brasil, as correntes europeias lançaram grande influencia no que se refere as teorias raciais, posicionando o branco como superior, e acreditando que a salvação do país diante de tamanha miscigenação seria a imigração de europeus.

Por fim, muitos antropólogos chegaram a conclusão de que não se pode analisar uma sociedade considerando seus conceitos prévios, uma sociedade só pode ser analisada de dentro, sem influencias exteriores, e assim, surge a antropologia moderna, que busca fora dos preconceitos instituídos anteriormente entender cada cultura, estudá-la, sem em momento algum tipificar esta como superior ou inferior. Culturas e povos são apenas diferentes, não há superioridade.

Apesar das modificações realizadas pelos antropólogos em sua corrente de estudo, a sociedade não tomou o mesmo rumo. Tanto a sociedade brasileira, como a mundial é extremamente enraizada nos preconceitos advindos da sociedade do século XIX, e mesmo criando-se legislações protetivas às minorias, estas tem enorme dificuldade de ingressar no mercado de trabalho normalmente e sob as mesmas condições dos demais. Mulheres com salários inferiores aos dos homens, negros em trabalhos braçais, comunidade LGBT encontrando barreiras para sua aceitação.

As minorias ainda existem, ainda são discriminadas, e ainda encontram dificuldade de se inserir, não somente no mercado de trabalho (onde buscam condições dignas e igualitárias), mas também na sociedade, que não aceita a reparação necessária aos danos causados ao longos de anos e anos de preconceito escancarado pelas diversas sociedades do mundo.

Explicação:

respondido por: BrenoSousaOliveira
0

As teorias raciais buscam explicar as origens das raças que existem no mundo, existem diversas teorias que tentam explicar isso: Essencialismo, construcionismo, etc.

Teorias raciais

Existem quatro teorias raciais principais: Essencialismo, construcionismo, raça como categoria social, e raça como categoria biológica. Essencialismo é a crença de que existem diferenças essenciais entre as raças que são baseadas em traços físicos ou genéticos.

O construcionismo é a crença de que a raça é uma construção social criada pelos humanos para categorizar as pessoas. Raça como categoria social é a crença de que a raça é uma construção social com consequências do mundo real. Raça como uma categoria biológica é um mito.

Para saber mais sobre teorias raciais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/18261268

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares