Respostas
Resposta:
Machado de Assis foi brilhante ao não deixar claro o que realmente aconteceu mas alguns acontecimentos no decorrer do livro sugerem traição:
1°: quando Capitu não foi ao teatro com Bentinho alegando estar mal e na volta ele encontra Escobar de saída e Capitu bem melhor.
2°: a semelhança entre Ezequiel e Escobar.
3°: D. Glória com o passar do tempo passa a não querer ver mais o neto, talvez por também desconfiar da traição mostrando que não era invenção da cabeça de Bentinho.
4°) Bentinho e Capitu passam muito tempo tentando ter filhos sem sucesso(o que sugere infertilidade de Bentinho) e Escobar foi duas vezes à casa deles sem a presença de Bentinho.
5°: num trecho do livro o narrador fala que é possível saber quando uma mulher ama alguém por que ela olha com "olhos de ressaca" e no enterro de Escobar Bentinho observa ao baixarem o caixão que Capitu está com "olhos de resseca" e após a morte de Escobar eles se separam e Capitu foge para a suíça.
consigo lhe ajudar só com 5
Resposta:Escobar sempre ia para a casa de Bentinho na ausência do amigo e ficava muito tempo
com Capitu. Os olhares de Capitu e Escobar também são suspeitos e eles tinham muita
intimidade. O filho de Capitu é bastante parecido com Escobar e com sua filha, que poderia ser sua
irmã.
Ela admitiu que o filho parecia com Escobar e não procurou provar que não tinha sido traição.
Quando Capitu começou a observar o jeito do filho, sobre gostar de imitar as pessoas, ela começou a comparar esses movimentos com os de Escobar.
A mãe de Bentinho não estava mais visitando eles, talvez ela tivesse descoberto sobre
a traição. Ela também não estava mais adulando o neto.
Explicação:
essas são algumas das acusações