Respostas
Na segunda metade do século XXI, países como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica, Itália e os Estados Unidos eram considerados grandes potênciais industriais. Todos estes países exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes.
Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e também conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiam à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Não muito diferente do Colonialismo do século XIX que, usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo.
Na verdade, o que estes países realmente queriam, era o reconhecimento industrial internacional, e, para isso, foram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia. Os países escolhidos foram colonizados e seus povos desrespeitados.
Um exemplo deste desrespeito culminante do Neocolonialismo, foi quando os europeus dividiram entre si, territórios africanos e asiáticos, sem sequer levar em conta as diferenças étnicas e culturais destes povos.