• Matéria: Direito
  • Autor: Wesleysni
  • Perguntado 7 anos atrás

Antigamente acreditava-se que, no sétimo dia após o nascimento, o bebê não podia sair de casa, para não pegar o "mal-de-sete-dias". O "mal" são duas doenças que antigamente atingiam os bebês com frequência, nos primeiros sete dias de vida. Uma é o hoje raro tétano umbilical, causado em geral por falta de higiene dos instrumentos médicos e do local do parto. A outra é a doença hemorrágica do recém-nascido. "O bebê pode sofrer hemorragias por falta de vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue. Ela é produzida pela flora intestinal, imatura no recém-nascido", explica o pediatra Roberto Bittar. Hoje, logo após o parto, é um procedimento de rotina nas maternidades aplicar nos bebês uma injeção de vitamina K. Neste fragmento, analisando os tipos de conhecimento vistos até aqui, podemos perceber:
Valor da Questão: 1.00 Ponto(s)
Alternativas:
(A) Uma contradição entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico, sendo que as explicações dadas pela ciência esclarecem uma crença que perdurou por muitos anos.
(B) Que as mães, atualmente, são mais cuidadosas com seus filhos e, por isso, os afastam das doenças que eram comuns antigamente, quando ainda não existia o conhecimento científico.
(C) Que o “mal-de-sete-dias” era uma crença das mães de antigamente (pensamento religioso) que atingia bebês e que podia matá-los ao completarem o sétimo dia de vida. Por isso, era costume não sair com as crianças quando elas completavam sete dias de nascimento.
(D) Que o pediatra Roberto Bittar ironiza as crenças dos povos antigos ao afirmar que a doença conhecida como “mal-de-sete-dias” era, na verdade o pensamento mítico, já que hoje se sabe que são duas doenças para as quais existe cura facilmente.
(E) Que a flora intestinal imatura do recém-nascido e as condições de higiene do tempo antigo provocavam o “mal-de-sete-dias”. Com o aparecimento do conhecimento científico, essa doença teve cura.

Respostas

respondido por: thaynnaba
3

No caso temos que a resposta certa é a : (A) Uma contradição entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico, sendo que as explicações dadas pela ciência esclarecem uma crença que perdurou por muitos anos.

Isso porque no caso podemos perceber a contradição que tem entre o senso comum do mal dos sete dias bem como do conhecimento científico sobre o tema.

Assim, é importante notar que o conhecimento de senso comum acontece quando as pessoas não possuem um conhecimento científico sobre o tema e assim tentam explicar da forma sobrenatural.

espero ter ajudado!

respondido por: franciscomarcelo1
0

Conforme os conhecimentos notados no mal dos setes dias, a alternativa correta é a letra  (A) Uma contradição entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico, sendo que as explicações dadas pela ciência esclarecem uma crença que perdurou por muitos anos.

Conhecimento é um conceito ligado a filosofia que pode ser entendido como um saber acumulado em determinada área que é repassado entre as gerações por transmissão oral e escrita, podem ser encontrados eem Senso Comum e Científico

  • Senso Comum: baseia em um saber notado por visualização do ambiente particular ou coletivo que são repassados pela fala entre as diversas gerações, sem a devida comprovação científica. Assim, é fundamental é incorreto considera um saber de senso comum ´em algo correto e indiscutível que em correntes filosóficas é representado pelo Empirismo
  • Científico: baseia em um conhecimento comprovado através da Metodologia Científica que consiste em uma observação inicial, elaboração de hipótese, criação de uma teoria e se minha hipótese estiver correta minha observação será mostrado um conhecimento verdadeiro e indiscutível, exceto em casos que comprovem uma falha no teste ou refutação por meios do rigoroso processo da ciência, em correntes filosóficas é representado pelo Racionalismo

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/1848337

Anexos:
Perguntas similares