Para operacionalizar as adaptações curriculares
I. a escola deve assumir uma filosofia inclusiva.
II. há necessidade da organização de uma rede de apoio que considere as inúmeras variáveis, inclusive os aspectos emocionais.
III. necessita-se de organização de um portfólio que acompanhe a vida escolar da criança.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
A - As afirmativas I e II estão corretas.
B - As afirmativas I, II e III estão corretas.
C - As afirmativas II e III estão corretas.
D - As afirmativas I e III estão corretas.
Respostas
Resposta:
"C"
Explicação:
As adaptações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõe que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos. Nessas circunstâncias, as adaptações curriculares implicam a planificação pedagógica e as ações docentes fundamentadas em critérios que definem: o que o aluno deve aprender; como e quando aprender; que formas de organização de ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem; como e quando avaliar o aluno.
As Adaptações Curriculares são os ajustes e modificações que devem ser promovidos nas diferentes instâncias curriculares, para responder às necessidades de cada aluno, e assim favorecer as condições que lhe são necessárias para que se efetive o máximo possível de aprendizagem.
As Adaptações Curriculares são providências que devem ser implementadas para atender às necessidades educacionais de cada aluno, inclusive às necessidades educacionais especiais, de forma a favorecer-lhes o acesso ao conhecimento e seu uso funcional, na administração de sua própria vida, e no processo de transformação da sociedade.