Respostas
Resposta:
Livro Os Lusíadas, de Camões
Explicação:
Publicado em 1572, o livro Os Lusíadas, de Camões, é um clássico da literatura portuguesa. A epopeia* se compõe de 8816 versos, todos decassílabos*, divididos em 10 cantos, contando o longo poema épico da história do povo português e suas grandes conquistas, tomando, como motivo central, a descoberta do caminho marítimo para as Índias por Vasco da Gama em 1497/1499.
*poema extenso que narra as ações, os feitos memoráveis de um herói histórico ou lendário
* verso com dez sílabas poéticas
Resposta:
Os Lusíadas é uma obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, considerada a "epopeia portuguesa por excelência". Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do Humanismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.
A obra é composta de dez cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos que são oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rímico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana. A ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.