A ideia de justiça nos leva a indagar sobre diversos sentidos tal discussão levou a separação entre direito natural e direito positivo. Faça um comentário diferenciado-os.
Respostas
Justiça é um conceito fundamental da ética, da filosofia social e jurídica, bem como da vida política, social, religiosa e jurídica. Como forma mediadora da atividade entre indivíduos, a justiça representa uma virtude, uma qualidade moral, que ao longo do tempo deixou de ser nosso direito e passou a ser nosso dever.
O direito Natural é legitimado por uma ética superior, isto é, uma justiça garantida através de um direito natural, direito pré-determinado por leis que controlam a existência humana. São valores, princípios, obrigações e regras da própria natureza, sendo portanto, mutável, estável e permanente, com validade em si mesmo e baseado numa autoridade específica, seja Deus, a natureza ou a razão humana.
Posteriormente, surge o direito positivo, como produto histórico e resultado de uma vontade política, vimos a formação do direito como ato emanado do Estado, que entende que o Direito é a norma, com caráter imperativo e força coativa. A justiça então, passa a ser exercida por um conjunto de leis que disciplinam a vida em sociedade, influenciando e transformando a conduta humana, objetivando a pacificação do convívio social.
Bons estudos!