De acordo com Simone de Boauvoir, porque as mulheres nunca participaram dos grandes momentos da história?
Respostas
A filósofa Simone de Boauvoir reconstrói a ideia natural da superioridade masculina e busca a igualdade entre os gêneros, demonstrando que mulheres e homens devem ter os mesmo direitos.
A sociedade construiu e constrói as representações do que deve ser feminino e masculino, definindo afinal o gênero feminino como menos valorizado que o gênero masculino, inclusive no espaço histórico, sendo uma categoria destinada ao silêncio, desde a antiguidade até os dias atuais.
Segundo a autora, no século XIX as mulheres eram excluídas de determinados ambientes, pois esses lugares pertenciam aos homens, ainda mais quando se tratava de ambientes de socialização ou de política.
No âmbito educacional desde a antiguidade havia formas dualistas visíveis entre homens e mulheres. Para as meninas o estudo era direcionado desde cedo a atividades como: dona de casa, mãe de família, enquanto aos meninos às atividades eram voltadas ao espaço público e ao domínio das ciências.
Assim Simone de Beauvoir escreve: “Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino” .
Dessa forma, a sociedade define o gênero de cada ser humano e isso não pode ser tomado como algo natural, biológico, mas sim definido socialmente.
Bons estudos!