Respostas
1- Ao contrário do que se pensa, os bandeirantes eram em sua maioria mestiços de europeus e índias. Andavam descalços e tinham aparência de maltrapilhos. Costumavam utilizar o arco e flecha como arma. Muitos eram índios que desempenhavam funções com a de batedor.
2- O líder do grupo bandeirante era um sertanista branco com bastante experiência. Era ele quem reunia parentes, agregados e escravos para formar as chamadas bandeiras.
3- Foram tantas as bandeiras de São Paulo que por alguns tempos, a vila transformava-se numa localidade habitada quase que exclusivamente por mulheres e idosos.
4- As refeições dos bandeirantes dependiam muito da coleta de frutas. A pesca e a caça ajudavam a abastecer o estômago. Mas eles também levavam guarnições de farinha de milho, farinha de mandioca, feijão e toucinho na “bagagem”.
5- Várias nações indígenas foram extintas pelos bandeirantes, entre elas os guarulhos, os janduins, os guaranis-iatim, os araés e os goyás. O povo goyá foi a tribo que batizou o atual estado de Goiás.