Mais do que um produto alienado e alienante, servido para o deleite fácil de massas musicalmente burras e politicamente perigosas, a história da música popular no século XX revela um rico processo de luta e conflito estético e ideológico. Neste processo, "os vários elementos que formam a música popular foram tema de discussões (formais e informais), alvo de políticas culturais (estatais ou não), foco de apreciações e apropriações diferentes, objeto de formatações tecnológicas e comerciais" (NAPOLITANO, 2002, p. 19). Sobre a história da música popular no Brasil, analise as sentenças a seguir
Respostas
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
No começo do século XX, os gêneros predominantes nas festividades carnavalescas brasileiras consistiam no samba e na marchinha. A maior influência para a formação inicial dos gêneros musicais nacionais foram elementos como lundu, modinha e cateretê.
Em relação as escolas de samba, no ano de 1937 ocorreu a publicação de um decreto responsável por determinar obrigatório um caráter didático, patriótico e histórico dos enredos das mesmas.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Resposta:
As sentenças I, III e IV estão corretas.
Explicação:
I- No início do século XX, os gêneros que predominavam nas festas carnavalescas brasileiras eram o samba e a marchinha.
III- Em 1937, foi publicado um decreto que determinava que os enredos das escolas de samba deveriam ter caráter didático, patriótico e histórico.
IV- Os principais elementos que influenciaram a formação inicial de gêneros musicais nacionais foram o lundu, a modinha e o cateretê.
corrigido.