• Matéria: História
  • Autor: rafaaeel710
  • Perguntado 7 anos atrás

Explique (bem dms) a crise na bolsa de valores de Nova York que ocorreu em 1929.


explique detalhadamente pfv <3

Respostas

respondido por: rayssafofasprodu
2

Resposta:

Explicação:

História da Crise de 1929: contexto histórico

Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.  

Após a guerra o quadro não mudou, pois, os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações europeias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.  

Principais causas da crise (resumo)

Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.

Efeitos da crise: nos EUA e no mundo

Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.

A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes.


rafaaeel710: vlw bb <3
rayssafofasprodu: Magina ^^
respondido por: PhMuzzii
2

Resposta:

Olá,boa noite !

A Crise de 1929 ou como também é conhecida,a quebra da bolsa,foi uma crise que ocorreu nos Estados Unidos,e por consequência,afetou diversos países,inclusive o Brasil .

Após a Primeira Guerra Mundial,a Europa acabou arrasada,com isso, criou-se uma dependência na questão produtos industrializados dos EUA,então,para atender toda a demanda vinda da Europa,industrias americanas intensificaram produções,assim,gerando renda e empregos por todo país. Os Estados Unidos passara por um grande avanço,sendo um período denominado de American Way Of Life,que representava prosperidade na vida dos cidadãos .

O aumento da produção,empregabilidade e prosperidade,levou os americanos a ideia de investir em ações,daí surge o nome "A crise da bolsa de 1929 ".

   

               Recuperação Europeia :

Com o passar dos anos,a Europa evoluiu,e sua economia foi recuperada,isso significou uma queda gradativa das importações de produtos americanos,ou seja,houve uma Superprodução .

A queda dos valores das ações se agravou,fazendo com que os investidores vendessem suas ações .

                Consequências :

Com o Crash da Bolsa,houve diversos efeitos negativos para os EUA,como por exemplo :

  • Falência dos bancos ;
  • Desemprego,que chegou a 25% da população ;
  • Falência de empresas ;
  • Aumento de taxa de suicídio,por parte de empresários endividados ;
  • Queda do PIB americano .

Com a crise,diversos países que possuíam acordos com os EUA foram afetados,como o Brasil,principal exportador de café .

Franklin Delano Roosevelt assume os EUA :

Com a missão de neutralizar os Estados Unidos após a grande crise,no ano de 1933,Roseevelt assume o cargo de presidente .

Então,um plano é lançado,o New Deal,que se resumia a mudanças de leis,como :

  • Investimento em obras públicas,assim,gerando empregos ;
  • Controle dos ´preços e produção ;
  • Ajuste na jornada de trabalho ;
  • Criação do seguro desemprego ;
  • Estabilização do salário minimo .

Bons estudos !

Perguntas similares