Respostas
A palavra Citologia significa célula e estudo, logo citologia é o estudo das células.
A citologia é uma área de extrema importância, uma vez que todos os seres vivos são formados por células. Eles podem ser unicelulares ou pluricelulares. As células são formadas, basicamente, por membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
O grupo de células é dvidido em dois;
Procarióticas: são aquelas que não possuem uma membrana envolvendo o núcleo, por isso, o material que faz parte dele fica espelhado no meio do citoplasma. São as células mais primitivas, porque surgiram há bilhões de anos e possuem uma estrutura extremamente simples. Elas possuem apenas uma organela: o ribossomo, que tem como principal função produzir proteínas.
Eucarióticas: essas contêm uma membrana que delimita o núcleo, deixando o seu material isolado. Elas são mais complexas do que as procarióticas e possuem inúmeras organelas, cada uma com uma função diferente. Os animais, vegetais, protozoários, fungos e algas possuem esse tipo de célula.
As organelas principiais presentes na célula são;
• Mitocôndrias: são responsáveis pelo processo de respiração das células. Sim, as células também precisam respirar para obterem energia. Essas organelas possuem o seu próprio material genético e são encontradas em todas as células eucarióticas.
• Complexo de Golgi: normalmente fica próximo do núcleo e tem a secreção celular como responsabilidade principal. É ele que forma os lisossomos e também os acrossomas.
• Lisossomos: são organelas que possuem enzimas que servem para digerir substâncias orgânicas, portanto, executam a função de digestão celular. Eles não são encontrados em células vegetais. Quando produzidos em excesso, por conta de alguma anomalia, podem destruir a célula por um processo de autodigestão.
• Vacúolos: colaboram com a digestão dentro das células.
• Retículo Endoplasmático Liso: é responsável pela produção de lipídios (como os fosfolipídios, por exemplo) e de esteroides, como o estrogênio e a testosterona, que são hormônios sexuais.
• Retículo Endoplasmático Rugoso: diferencia-se do anterior por ter ribossomos em sua superfície. Participa do processo de síntese proteica.
• Ribossomos: são as organelas responsáveis pela produção de proteínas.
• Centríolos: produzem cílios e flagelos (o espermatozoide, por exemplo, precisa disso para se movimentar) e participam da divisão celular.
• Peroxissomos: atuam no processo de desintoxicação das células.
• Citoesqueleto: ajuda a dar forma e sustentação para as células, além de contribuir com o transporte de substâncias.