Como a norma padrão exerce seu papel nas pessoas e nos vários espaços? Explique por meio de exemplos
Respostas
Olá!
O uso da norma padrão é utilizada em vários contextos.
Primeiro: Usa-se a norma padrão em mudanças dentro do uso da língua portuguesa. A norma padrão garante uma forma de uso da língua formal, por isso, quando se há mudanças dentro da língua, como por exemplo, regras de acentuação, essas regras se aplicam dentro de um contexto da norma culta;
Segundo: Ambiente de trabalho. Dentro de um contexto profissional, o uso correto da norma culta demostra a sabedoria do funcionário em manipular a língua. Numa entrevista de emprego, por exemplo, o uso dessa norma mostrará ao empregador que você possui conhecimento suficiente de manejo da forma culta da língua.
Teceiro: Documentos oficiais. Em se tratando de quaisquer tipos de documentos oficiais, temos, por exemplo, PL's, Constituições, Código de Pena, Comunicado Presidencial, Boletim Municipal etc. Que requerem um uso impecável da língua para não garantir brechas ou mal entendimentos das palavras escritas no documento. Pense, por exemplo, se a Constituição Federal Brasileira não fosse redigida em norma padrão da língua? Se esse fosse o caso, criminosos poderiam se safar da lei por brechas mal escritas da lei e, enfim, sair impune.
Quarto: Vale ressaltar, portanto, que a norma culta não é a forma correta de se falar. Dependendo do contexto, podemos usar diferentes formas da língua para se comunicar. Por exemplo, quando você conversa com alguém por meio de mensagens ou oralmente você provavelmente não liga no uso da colocação pronominal, por exemplo. Escrever "errado" não é errado, mas quando você pretende usar a norma culta da língua portuguesa dentro de um dos contextos que descrevi, o erro pode ser danoso não somente a você, mas potencialmente a outras pessoas.
Bom, espero ter lhe ajudado!