alguem???
a estética literária parnasiana possui características específicas destaque quais são elas e contextualize com aspectos estéticos nas artes plásticas
Respostas
Resposta:
As figuras artísticas da era parnasiana não se deixaram abater por causas externasinstaurava-se todo um jogo de antissentimentalismo e, consequentemente, antirromantismo, pois pregavam o ideal de que tais peculiaridades acabam por comprometer a capacidade imaginativa, o profissionalismo poético do artista. Ao todo o Parnasianismo, esteticamente, foi uma retomada aos moldes ligados à Antiguidade Clássica. A começar pela nomenclatura (Parnasianismo), a qual se deve à publicação de coletânea Le parnasse contemporain, obra que preconizava a volta ao mundo grego no tocante à rima, métrica, impassibilidade nas descrições, como também no ideal de impessoalidade.
Caracteristicas...
* O culto ao belo – Para os representantes parnasianos, a forma deveria sobrepor-se ao conteúdo, com vistas a alcançar, de modo efetivo, todo o rigor apurado e formal.
* O apego aos ideais clássicos – No intento de promover o universalismo temático, o poeta tende a revelar uma objetividade ao extremo, mantendo-se altivo, sereno e neutro às tentações mundanas.
* O preciosismo formal – Preconizavam um vocabulário voltado para a erudição, mesmo porque o referido posicionamento se fazia necessário para o alcance da “perfeição”.
* A valorização da forma clássica – Optavam pelo soneto (dois quartetos e dois tercetos), pelo verso decassílabo (dez sílabas poéticas) ou alexandrino (doze sílabas), pelas rimas ricas ou raras e, sobretudo, pela chave de ouro, ou seja, o verso que conclui o poema de forma magistral.
* A predominância de um recurso estilístico representado pelo hipérbato, que consiste na representação indireta dos elementos discursivos, visando à pomposidade, ao enobrecimento da linguagem propriamente dita.
Explicação:
O Parnesianismo foi desenvolvido na poesia a partir dos anos 1850, na França, e tinha como objetivo principal retomar a cultura clássica. Contemporânea ao Realismo e ao Naturalismo, foi uma estética desenvolvida como forma de reação ao sentimentalismo idealizante do romantismo.
O movimento representou o espírito positivista e científico da época, surgindo como uma oposição ao romantismo, surgindo a partir de uma série de poesias publicadas. O nome do movimento é derivado do Monte Parnaso, uma montanha consagrada à Apolo e às musas, segundo a mitologia grega.