• Matéria: História
  • Autor: fagnergarrethe2017
  • Perguntado 7 anos atrás

As reverberações da Revolução Russa causaram impacto no movimento operário e um impulso nas manifestações de rua, ocasionando um receio por parte dos grupos mais conservadores. Em meio a estes acontecimentos, no cenário político-eleitoral, ocorre a aproximação das oligarquias de estados brasileiros. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O ano de 1924 marca o surgimento do Tenentismo, a revolta da oficialidade intermediária contra os rumos assumidos pelo governo na política dos governadores. Contemporâneos de 1924 presenciam também a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB), partido que viria a ter alcance nacional e cujo ideário chocava-se frontalmente com as práticas políticas vigentes no país. 
(    ) No plano cultural, o ano de 1922 é marcado pela disseminação de novas manifestações estético-políticas, materializadas de maneira clara na ?Semana da Arte Moderna?.
(    ) A Semana da Arte Moderna lançou ao proscênio três maneiras distintas de pensar o Brasil: a corrente ?verde amarela?, que pregava a reflexão da brasilidade, propondo o abandono de influências estrangeiras e sustentando a singularidade do país; a corrente ?antropofágica?, cuja proposta era a incorporação dessas influências através de um ?canibalismo cultural?; e, por fim, a corrente que previa incorporação, por parte do país, de valores culturais considerados universais.
(    ) O Tenentismo foi uma revolta da oficialidade intermediária contra os rumos assumidos pelo governo na política dos governadores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:​

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
15

A primeira afirmativa é falsa. O Partido Comunista Brasileiro foi fundado em 1924 (e não 1922).

As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

A Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922, trouxe formas diferentes de conceber o Brasil (além de ter se estabelecido, além destas formas modernistas, também a perspectiva dos "anti-modernistas", dos quais Monteiro Lobato é o mais conhecido), numa época em que o tenentismo ganhava força e a contestação às oligarquias era cada vez mais comum no Brasil.

Perguntas similares