Respostas
Explicação:
Todo esse "auê" começou desde o reinado de D. Pedro I.
1 As revoltas Brasileiras: Foram a revolta dos Males, Farroupilha, Cabanagem, Sabinada, Balaiada, todas desapoiando a monarquia.
2 O escândalo com a Marquesa de Santos: D. Pedro I se envolvera, casado, com uma mulher do porto de Santos, tornando seus parentes, e ela mesma, em pessoas importantes, fora os mimos que ele dava à ela, arrecadando mais dívida britânica.
3 Questão Religiosa: foi quando D. Pedro II negou-se a seguir as ordens da Bula Syllabus, do papa Pio IX, então a igreja recebeu isso como desacato, desapoiando a monarquia brasileira.
4 Guerra do Paraguai: a vitória, especialmente, foi brasileira, mas não houve mudanças prometidas pelo D. Pedro II.
5 Questão Militar: foi quando diversos fatores começaram a desapoiar a monarquia por não terem liberdade de expressão política, por terem baixos salários, entre outros fatores, especialmente, após a Guerra do Paraguai.
6 Crise econômica: Após a Guerra da Prata, o Brasil se endividou ainda mais com a Inglaterra, fora as milhares de mortes que vinham acontecendo após a guerra.
7 Abolicionistas: diversos cidadãos que apoiavam o fim do racismo e escravidão, pararam de apoiar D. Pedro quando ele não acabava de vez com a escravidão.
8 Questão Abolicionista: Após diversas Leis que, aos poucos, foram proibindo a escravidão, irritou plenamente a Elite, que mais apoiava a monarquia, deixando-os insatisfeitos com D. Pedro II.
9 A Lei do Ventre-Livre e Sexagenários: Essas leis foram piadas nacionais, pois poquissimos latifundiários realmente seguiam essas leis sem burlá-las, fora os alívios de não possuir mais escravos doentes e idosos.
10 Lei Áurea: isso foi para acabar de vez com a monarquia, pois, com a libertação escravista, a Elite se juntou ao Exército e deram um golpe de Estado, derrubando a monarquia e implantando a república.
Obs: tem muitos outros fatores, mas esses foram os que me marcaram muito.