"De um ponto de vista descritivo, podemos partir da definição de Absolutismo como aquela forma de Governo em que o detentor do poder exerce este último sem dependência ou controle de outros poderes, superiores ou inferiores." A partir dessa definição e de seus estudos, assinale a alternativa que corresponde aos traços gerais do absolutismo francês: Alternativas: a) A monarquia recorria à aprovação popular para definir os limites das despesas com o aparato militar e as várias demonstrações do poder real (festas, bailes, procissões). b) Centrado no campesinato, o regime dependia, também, do apoio de setores importantes da burguesia. c) O dispêndio suntuário era custeado, em última instância, com as fortunas dos nobres franceses, não incorrendo em grandes prejuízos para o Estado francês no período. d) A oposição ao rei se colocava, por muito tempo, como algo impensável: opor-se à figura de Luís XIV não representava somente uma divergência política, mas uma ofensa à alma da nação. e) O Estado Absolutista Francês apresenta, já nesse momento, uma notável separação entre religião e funções administrativas.
Respostas
respondido por:
8
É correta a alternativa D.
O Absolutismo Francês (que viveu o seu auge durante o reino de Luís XIV) era visto como indissociável da própria ideia de "França", sendo impensável (também por ser extremamente perigoso) imaginar o Estado sem a Monarquia.
Este modelo, que ficou conhecido como "Antigo Regime", dependia de um acordo estabelecido com o Clero e se pautava na posse de terras, sendo os nobres e o clero isentos de impostos e, na prática, os únicos dotados de poder político para fazer valer as suas necessidades e projetos.
respondido por:
37
Resposta:
Resposta Adg1: 1d-2d-3a-4d.
Explicação:
gilmarsanttos:
esta errada alguem sabe a resposta
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás