Respostas
Eis o texto da questão:
"Nós estamos cercados. O nosso vizinho ocidental, o povo francês, é o mais agitado, o mais ambicioso, o mais vaidoso de todos os povos da Europa e... O mais militarista e o mais nacionalista. Depois da última guerra franco-alemã, estamos rodeados por povos eslavos, cheios de averção pelos alemães que os iniciaram na civilização superior... Isto aplica-se aos russos, mais aos checos e sobretudo aos polacos... As relações entre alemães e ingleses têm variado no decurso dos séculos. [...] No fundo, ninguém gostava de nós. Esta antipatia era antiga. Mais a inveja que suscitou a obra de Bismarck, o poder e a riqueza da Alemanha tinham-na singularmente aumentado..."
Nele o chanceler do Império Alemão se refere ao povo francês como "o mais agitado, mais ambicioso, o mais vaidoso de todos os povos da Europa e... O mais militarista e o mais nacionalista". Ou seja, reconhece nos franceses verdadeiros "defeitos de caráter".
Esta concepção se baseava, sobretudo, nas disputas entre concepções nacionalistas e são o contexto ideológico das disputas entre as grandes potências europeias.
Cada sociedade vi a si mesma como o "ápice" da civilização e como "um caso especial", que detinha a missão de "civilizar" os demais através de sua cultura, sendo esta uma das causas principais da Primeira Guerra Mundial.
Mais sobre o contexto europeu no período em:
https://brainly.com.br/tarefa/20323168