• Matéria: Pedagogia
  • Autor: moniii91
  • Perguntado 7 anos atrás

A alfabetização, como processo de aquisição do sistema convencional de uma escrita alfabética e ortográfica, foi, assim, de certa forma obscurecida pelo letramento, porque este acabou por frequentemente prevalecer sobre aquela, que, como consequência, perde sua especificidade.
(SOARES, Letramento e alfabetização: muitas facetas, 2004, p.11)
O fragmento acima, retirado do texto de Magda Soares, discute sobre a questão da alfabetização e do letramento e de como, em diversas situações, esses conceitos foram tomados, equivocadamente, como sendo, mais ou menos importantes no processo de aquisição da leitura e da escrita.
Nesse sentido, podemos considerar que:

A-Sintéticos (soletração, silabação e fônico)

B-Sintéticos (soletração, silabação e fônico) e Analíticos/global (palavração, sentenciação e método do conto)

C-Analíticos/global (palavração, sentenciação e método do conto)

D-Sintéticos (soletração, silabação e fônico) e analítico (palavração e sentenciação)

E- Sintéticos (silabação e fônico) e global (método do conto​

Respostas

respondido por: henriquec1001
0

A alternativa correta é a letra D.

A alfabetização e letramento podem sim andar separados, mas para consolidação do ensino e aprendizagem eles tem que caminhar juntos.

O letramento compreende ao processo de leitura e escrita fazendo relação as práticas sociais, enquanto a alfabetização é um tempo na vida escolar onde os alunos aprendem a ler e escrever.

Elas podem ser vistas como complementares, pois a relação com situações práticas fixa o assunto, fazendo com que os alunos aprendam os conteúdos de maneira natural.

Bons estudos!

Perguntas similares