Respostas
Resposta:
FURACÃO: Os furacões e tornados são caracterizados como tempestades giratórias violentas que recebem o nome coletivo de ciclones tropicais, sendo aqueles que se manifestam entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Embora existam algumas semelhanças entre ambos, o furacão e tornado são fenômenos diferentes. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? A diferença entre eles está relacionada com a intensidade, velocidade e área de abrangência de cada um deles.
TORNADO: Os tornados são mais intensos e destrutivos que os furacões, embora sejam menores. Um tornado possui, em média, dois quilômetros de diâmetro e a sua duração é de 15 minutos. Embora seja menor que o furacão, ciclone ou tufão, a velocidade dos ventos do tornado é bem maior, chegando a atingir 490 km/h nas zonas temperadas do hemisfério norte. Toda essa velocidade é mais do que suficiente para causar danos imensos e, por este motivo, o tornado pode ser o mais destrutivo das perturbações atmosféricas. Pode ser visto inteiramente a olho nu, enquanto só é possível ver um furacão inteiro por meio de imagens de satélite, pois eles são muito grandes.
Explicação:
Tornado é um redemoinho de ventos girando com muita velocidade que se forma em condições especiais num ambiente de tempestade muito forte. Diferente de um furacão ou de um tufão, tornados têm duração de 10 minutos a 1 hora e diâmetro médio de 2 km. Mas isso não significa que ele é menos destrutivo que os demais.