Respostas
Resposta:
Para a sociedade a econômia de energia de empresas e indústrias gera disponibilidade de energia para cidades diminuindo a possibilidade de racionamento e, dessa forma, evitando desperdícios, teremos mais recursos para outras áreas, nomeadamente as de desenvolvimento social.
Em relação ao meio ambiente, a econômia de energia promove a preservação da água em muitas regiões do Brasil. A contenção no uso da energia elétrica pode ajudar no manejo do ciclo hidrológico brasileiro, considerando que quase toda energia gerada no país é feita através de hidrelétricas.
Empresas e indústrias podem reduzir consideravelmente despesas diretas referentes ao consumo de energia elétrica;
Ganhos com o marketing estratégico, apostando numa identidade focada em preocupações com a sustentabilidade, através de um planejamento de redução de desperdícios de energia elétrica;
Com planejamento a produção poderá utilizar a energia em horários que a tarifa custa menos, diminuindo os custos com a produção;
Para viabilizar a economia de energia elétrica em empresas e indústrias é necessário estabelecer um plano de eficiência energética que consiste num planejamento para a verificação frequente dos gastos com energia.
Existem já no mercado brasileiro algumas soluções que permitem a leitura, transmissão, processamento e disponibilização dos dados de consumo de energia elétrica e, por ai, melhorar a tomada de decisão e economizar na conta de energia elétrica, otimizando a eficiência energética das empresas e indústrias, evitando o desperdício.
Esse monitoramento pode inclusivamente ser feito em tempo real real, por períodos de tempo, gerando relatórios ( com gráficos, indíces, tabelas, etc.) sobre o consumo já efetuado, horário de pico, etc. e transmissão de dados pela internet, ou seja, é possível fazer um acompanhamento completo e detalhado do consumo de energia elétrica.