30. (UEL – PR – 2007)
Uma maneira de produzir corrente elétrica a partir de
um campo magnético é, por exemplo, movimentando
um imã dentro de uma bobina ou solenóide, princípio
dos geradores elétricos e dínamos. Considere a figura,
que mostra um ímã sendo empurrado perpendicular-
mente ao centro de uma espira de cobre fechada. Sobre essa situação, indique a afir- mativa correta:
a) Será gerada na espira uma corrente elétrica no sentido anti-horário, somente se o movi- mento do ímã for acelerado.
b) O ímã sofrerá uma força de resistência ao seu movimento devido a uma corrente elétrica induzida na espira no sentido anti-horário.
c) Se o ímã for empurrado com os pólos invertidos em relação à figura, ele não sofrerá uma força de resistência ao seu movimento e surgirá na espira uma corrente elétrica induzida no sentido horário.
d) Se deslocarmos a espira em torno do ímã, agora parado, uma corrente elétrica induzida circulará sobre a espira de cobre no sentido horário e fará surgir uma força de resistência ao movimento da espira.
e) Independentemente do sentido, a corrente induzida será sempre horária enquanto o ímã estiver em movimento através da espira.
Respostas
Considerando a figura, que mostra um ímã sendo empurrado perpendicularmente ao centro de uma espira de cobre fechada. Sobre essa situação, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra B) O ímã sofrerá uma força de resistência ao seu movimento devido a uma corrente elétrica induzida na espira no sentido anti-horário.
Vamos aos dados/resoluções:
Sabemos que a força de resistência (no ar, por exemplo) proporciona imensas emoções à alguns esportistas, mas no caso de uma bobina/imã/líquido ou gás, esses meios aplicam forças que se opõem ao movimento (que é o que acontece na alternativa correta), logo;
A resposta correta é a letra B) O ímã sofrerá uma força de resistência ao seu movimento devido a uma corrente elétrica induzida na espira no sentido anti-horário.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)