3) Partindo do entendimento de que a ciência consiste em um
conjunto de conhecimentos alcançados mediante ao uso de um
método específico, que serve às mais diversas áreas de
investigação, classificar as ciências torna-se não apenas
possível, mas também essencial. Em uma das classificações
mais convencionais do conhecimento científico, as ciências são
categorizadas com base em dois aspectos centrais: conteúdo e
caráter.
Respostas
Ciência é conceito bastante abrangente, não está ligado apenas as ciências biológicas, químicas e físicas como muitos pensam, mas sim a todos os tipos de conhecimentos que podem ser adquiridos.
O significado literal do termo “ciência” está ligado a um profundo conhecimento sobre algum assunto aleatório, o que torna a ciência uma ares muito ampla, pois além de envolver todas as áreas de conhecimento formal, envolve também as informais como os conhecimentos empíricos.
Espero ter ajudado!
Resposta:
d)
a classificação quanto ao conteúdo foca no objeto de estudo, enquanto a classificação quanto ao caráter se concentra nos objetivos deste.
Explicação:
A classificação quanto ao conteúdo qualifica as ciências em formais (não empíricas) e factuais (empíricas), tendo foco no objeto de estudo. As ciências não empíricas são baseadas nas ideias; já as ciências empíricas, nos fatos. Enquanto isso, a classificação quanto ao caráter segmenta as ciências em puras e aplicadas, e se concentra nos objetivos da investigação, buscando compreender sua finalidade e destinação. A lógica e a matemática fazem parte das ciências formais, enquanto as ciências naturais, sociais e humanas integram as ciências factuais.