O tratamento cirúrgico ainda causa impacto no paciente nos aspectos físico, psicológico, emocional, e também familiar e social, pois o pósoperatório pode trazer mudanças no estilo de vida, sequelas e, às vezes, alterações da imagem corporal. Assim, é importante que o enfermeiro que atua nesta Unidade tenha conhecimento e compreensão das diferentes classificações do tratamento cirúrgico para facilitar e direcionar suas atividades assistenciais. Dentre as classificações temos a indicação cirúrgica de acordo com o momento operatório, ou seja, depende da evolução clínica do paciente. Considerando a classificação das cirurgias quanto ao momento operatório, relacione as colunas:
(1) Eletiva (2) Urgência (3) Emergência (4) Requerida (5) Opcional
( ) Quando o tratamento cirúrgico é programado, pois é possível aguardar a realização, ex.: mamoplastia, herniorrafia simples.
( ) Neste caso, o tratamento cirúrgico requer atenção imediata, pois há risco de morte, ex.: ferimento por arma de fogo, hemorragias, lesão de grandes vasos.
( ) O tratamento cirúrgico é necessário, mas pode ser planejado em algumas semanas ou meses, ex.: hiperplasia prostática sem obstrução da bexiga, catarata.
( ) Requer pronta atenção, podendo ser realizada no prazo de 24 a 36 horas no máximo, ex.: apendicectomia, abdome agudo.
( ) Quando o tratamento cirúrgico é uma opção pessoal, não sendo necessária a sua realização, ex.: cirurgias estéticas. De acordo com o contexto apresentado no texto e a relação das colunas, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
a) 1, 2, 3, 4, 5.
b) 2, 1, 5, 3, 4.
c) 1, 3, 4, 2, 5.
d) 1, 3, 4, 5, 2.
e) 3, 1, 4, 2, 5.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:13425
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás