• Matéria: Artes
  • Autor: carmerocha2012owv584
  • Perguntado 7 anos atrás

algumas das conquistas de engajamento e configuração das mulheres no mercado artístico brasileiro são apontados pelos movimentos feministas vindo de fora e provocam alterações da década de 70 quando os caminhos se abrem em direção as novas formas de divisão e liberdade de expressão de que maneira o Brasil recebeu a nova onda feminista nas artes.

Respostas

respondido por: davijkr
8

Resposta:

O caminho entre os direitos das mulheres e as lutas para a igualdade das minorias em geral estiveram sempre entrelaçados. Na época do Brasil Colônia (1500-1822), pouco foi conquistado. Vivia-se uma cultura enraizada de repressão às minorias, desigualdade e de patriarcado. As mulheres eram propriedade de seus pais, maridos, irmãos ou quaisquer que fossem os chefes da família. Nesse período, a luta das mulheres era focada em algumas carências extremamente significativas à época: direito à vida política, educação, direito ao divórcio e livre acesso ao mercado de trabalho.

Durante o Império (1822-1889), passou a ser reconhecido o direito à educação da mulher, área em que seria consagrada Nísia Floresta (Dionísia Gonçalves Pin, 1819-1885), fundadora da primeira escola para meninas no Brasil e grande ativista pela emancipação feminina. Até então não havia uma proibição de fato à interação das mulheres na vida política, visto que não eram nem mesmo reconhecidas como possuidoras de direitos pelos constituintes, fato que levou a várias tentativas de alistamento eleitoral sem sucesso.

Explicação:

Perguntas similares