Considere a citação:
“Considerando que os testes indicaram que os pressupostos para o uso da estatística paramétrica estariam potencialmente violados, optou-se pelo uso da estatística não paramétrica [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, A. J.; RANGEL, A. G.; HENRIQUE, J.; VALE, W. S.; NUNES, W. J.; RUFFONI, R. Aspectos motivacionais de praticantes de judô do sexo masculino. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 2, p.156-162, 2018. p. 159.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Testes de normalidade em análises estatísticas: uma orientação para praticantes em ciências da saúde e atividade física sobre a verificação da normalidade dos dados, assinale a alternativa correta:
A
O maior uso de testes paramétricos acontece porque a distribuição da população não interfere nos resultados da estatística empregada.
B
A utilização de testes paramétricos sem verificar a distribuição dos dados pode gerar imprecisão nas conclusões.
C
A suposição sobre a normalidade dos dados é frequente, por isso sua verificação é dispensável.
D
A única forma de verificação da normalidade é através do uso de gráficos e outros recursos estatísticos.
E
Desde que algum teste estatístico seja aplicado, as conclusões da aplicabilidade serão precisas.
Respostas
Resposta: Olhe se vc sabe a resposta que bom! Mais eu acho que possa ser a le tra *D*"A única forma de verificação da normalidade é através do uso de gráficos e outros recursos estatísticos" :)
Resposta:
B -A utilização de testes paramétricos sem verificar a distribuição dos dados pode gerar imprecisão nas conclusões.
Explicação:
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “[...] se você utiliza um teste paramétrico quando seus dados não são paramétricos (distribuição não normal), os resultados talvez não sejam apropriados. Dessa forma, as nossas conclusões quanto à aplicabilidade prática/clínica dos dados podem ser imprecisas ou até mesmo catastróficas”. (texto-base Testes de normalidade em análises estatísticas: uma orientação para praticantes em ciências da saúde e atividade física, p. 74). (CORRIGIDO PELO AVA