Planifique as imagens 1, 2 e 3, em 3 planos, observe e descreva as suas características.
1° plano:
2° plano:
3 plano:
Respostas
Resposta:
1º plano: O rompimento da barragem da Mariana liberou resíduos composta por óxido de ferro, água e muita lama, não era tóxica, mas capaz de provocar muitos danos. A liberação da lama provocou a pavimentação, lama seca forma uma espécie de cimento, onde nada cresce, sendo infértil.
Além de causar morte no interior dos rios, a lama provocou a morte de toda a vegetação próxima à região. Os resíduos da mineração também afetaram o solo, causando sua desestruturação química e afetando o pH da terra.
Planificar: limpeza dos resíduos e restruturação da região.
2º plano: O rompimento da barragem em Brumadinho, deixou um grande rastro de destruição e dezenas de mortes de várias pessoas e também de outros animais e plantas. Atingiu uma área com remanescentes da Mata Atlântica e rica em biodiversidade.
Além disso, a lama, que contém ferro, sílica e água, e ao secar, geralmente, torna a região bastante compacta, prejudicando o desenvolvimento de vegetação.
Planificar: limpeza dos resíduos e restruturação da região.
3º plano: A queimada da floresta Nacional do Jamanxim matou várias especies de animais e vegetais, deixando um rastro de destruição.
Planificar: limpeza dos resíduos queimados e replantação de arvores e vegetação região.
Explicação:
Consequências ambientais
Perdas de biodiversidade: vegetações e animais sofrem em decorrência de resíduos e das queimadas;
Perdas da qualidade do solo: terra menos fértil e gradualmente mais frágil;
Problemas de saúde: tendência ao aumento de casos de doenças respiratórias nas cidades próximas a queimadas e resíduos.