Questão 1. Para Marilena Chauí1
(2017, p.363), as teorias políticas medievais e
renascentistas eram, muitas vezes, contrárias entre si. As teorias medievais eram
diretamente teocráticas (a origem do poder está na natureza social do homem, mas seu
fundamento último encontra-se na lei divina revelada). Já as renascentistas procuravam
evitar a idéia de que o poder era uma graça ou favor divino determinado pela lei divina.
As duas teorias, contudo, foram elaboradas em um contexto em que a Igreja Católica
detinha grande poder. Portanto, não podiam deixar de abordar a relação entre política e
religião. Mesmo recusando a teocracia, as novas teorias políticas não podiam recusar a
idéia cristã de que o poder político só é legítimo se for justo e só será justo se estiver de
acordo com a vontade de Deus e a Providência divina. Assim, elementos da teologia
continuavam presentes nos escritos teóricos sobre a política. Por isso, podemos
apontar quatro traços comuns entre teorias medievais e renascentistas:
I. Encontravam para a política um fundamento anterior e exterior à própria
política. Para alguns, o fundamento da política encontrava-se em Deus; para outros, encontrava-se na Natureza, criada por Deus em conformidade com o
direito natural objetivo; para outros, ainda, encontrava-se na Razão.
II. Afirmavam que a política é instituição de uma comunidade una e indivisa, cuja
finalidade é a realização do bem comum ou da justiça.
III. A boa comunidade e a boa política estão alicerçadas na figura do príncipe
virtuoso, racional, justo e portador de outras virtudes cristãs.
IV. Os regimes políticos eram classificados em justo-legítimos e injusto-ilegítimos.
Comparado ao pensamento representado pelos quatros pontos comum, a obra
política de Maquiavel é demolidora e também revolucionária, nascendo com ele
o pensamento político moderno. Com base no texto acima e outras informações
faça um texto argumentativo-dissertativo de 20 linhas comparando a posição de
Maquiavel em relação aos quatros principais pontos característicos da tradição
político-filosófico de medievais e renascentistas.
Respostas
O pensamento político medieval e renascentistas e a obra política de Maquiavel
Maquiavel provoca um rompimento das barreiras religiosas e éticas da Idade Média e da Renascença, construindo seu modelo de pensamento politico. Parte da realidade política para tentar buscar certa efetividade na ação dos homens, desprendendo-se da moral, da ética e da religião.
A história, segundo Maquiavel, é a fonte mais eficaz dos ensinamentos políticos. Essa trás consigo a essência da natureza humana, que nos relata sobre alguns traços negativos que são imutáveis no ser humano, desde tempos mais remotos até os dias mais atuais, sendo assim, a história é um ciclo de repetições ao longo da humanidade, mas é com o aprofundamento desse clico que o governante ampliará suas ações de modo a se tornarem mais seguras e efetivas.
Dessa forma, Maquiavel contribuiu com desenvolvimento da política como uma ciência autônoma, no sentido de que esta, a partir desse momento passou a ter uma ética e uma lógica próprias.
Maquiavel ao estudar a política se distancia dos juízos de valor antigos, ligados à ética, a moral e a religião. A tarefa do sujeito politico é aqui e é agora, e não mais uma atividade idealizada, comandada pela verdade efetiva dos fatos, logo, através da lógica do realismo político.
Bons estudos!