Sentou-se. 'Vamos ver o grande cabeleireiro', disse-me rindo. Continuei a alisar os cabelos, com muito cuidado, e dividi-os em duas porções iguais, para compor as duas tranças. Não as fiz logo, nem assim depressa, como podem supor os cabeleireiros de ofício, mas devagar, devagarinho, saboreando pelo tacto aqueles fios grossos, que eram parte dela. O trabalho era atrapalhado, às vezes por desazo, outras de propósito para desfazer o feito e refazê-lo. Os dedos roçavam na nuca da pequena ou nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite. Mas, enfim, os cabelos iam acabando, por mais que eu os quisesse intermináveis.
Analise o texto apresentado e escreva um texto argumentativo que identifique os tipos de comunicação e a norma empregada pelo autor (se usou a norma culta ou coloquial). Justifique sua resposta com coerência, concordância e bons argumentos.
Respostas
respondido por:
2
O texto acima apresenta elevado teor formal, sendo composto por uma comunicação que se dá por intermédio do uso de palavras que seguem mais à risca os termos bem como associações inerentes a um ambiente e conversação mais formalizadas.
Há evidente presença de coerência, coesão, realizada principalmente pelo uso de conectivos colocados de maneira adequada, evitando a ideia de ambiguidade durante a leitura.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás