Segundo Elisa Guaraná de Castro, no artigo "Sonhos, desejos e a "realidade": herança, educação e trabalho de "jovens rurais" da Baixada Fluminense/RJ" (Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, disponível no link: http://www.nead.gov.br/portal/nead/arquivos/view/textos-digitais/Artigo/arquivo_298.pdf ):
"O debate sobre 'juventude rural' é marcado pela imagem de uma juventude do campo que é atraída pela cidade, fascinada pela vida moderna. Esta imagem não é nova, atravessa as décadas de estudo sobre o tema, e não se restringe ao Brasil, está na ordem do dia nos chamados países em desenvolvimento. Este olhar consolida uma percepção de 'jovens rurais' em oposição a "jovens urbanos" e a de que os 'jovens rurais' têm como principal sonho tornarem-se 'jovens urbanos'. O 'problema' do 'êxodo' ganha força percebido a partir do processo de "reforma agrária" no Brasil, onde os 'jovens', filhos de assentados rurais estariam abandonando os campos. No entanto, apesar da grande importância das políticas voltadas para o meio rural, a 'juventude rural' é alvo de pequenas iniciativas no que concerne às políticas públicas voltadas para juventude, que tendem a ter como público-alvo 'jovens urbanos'. A contribuição que ora apresento é resultado da etnografia realizada em um assentamento rural (Seropédica/Baixada Fluminense) e em espaços onde transitavam 'jovens' de áreas urbanas e rurais próximas ao mesmo, que conformavam redes sociais".
Assinale a alternativa que não corresponde ao texto lido:
a.
Não se trata de pesquisa etnográfica a apresentada pela autora; mas sim de tipo antropológica, entre Antropologia Rural e Antropologia Urbana.
b.
Ao se referir a uma “etnografia realizada em um assentamento rural”, a autora se refere ao método de coleta e registro de dados empreendido no assentamento rural.
c.
A atração que exerceria uma “juventude urbana” sobre uma “juventude rural” revelaria a própria atração das cidades, sentida no campo.
d.
A cidade preconizaria a modernidade; enquanto o campo significaria o atraso, nas mentalidades de suas “juventudes”.
e.
As categorias “juventude rural” e “juventude urbana” se referem ao tipo de ambiente social no qual interagem essas duas “juventudes”.
qelisia:
Obrigada!
Respostas
respondido por:
116
resposta correta: a) Não se trata de pesquisa etnográfica a apresentada pela autora; mas sim de tipo antropológica, entre Antropologia Rural e Antropologia Urbana.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás