Respostas
Resposta:
A poluição atmosférica pode ser considerada como sendo uma espécie de disposição final de resíduos sólidos que acontece com o mesmo principio da poluição aquática ou no solo. A atividade humana lança poluentes na natureza através de suas atividades impensadas.
“A poluição do ar é provocada, principalmente, por atividades industriais, pela frota de automotores e pelas queimadas. As refinarias de petróleo, as fábricas de celulose, de fertilizantes, de ácido sulfúrico, de cimento e as siderurgias são as principais fontes dessa poluição.
Essas atividades liberam para a atmosfera grande quantidade de partículas sólidas em suspensão e gases nocivos às plantas, aos animais e ao homem. Os rios, os lagos, os solos, os mares e oceanos também são seriamente atingidos por essa carga de material em suspensão quando precipitada pelas chuvas.
Óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, hidrocarbonetos, clorofluorocarbonos (CFC) e uma infinidade de outros produtos, isolados ou associados, vão comprometer a qualidade do ar atmosférico. Os impactos ambientais provocados pela poluição atmosférica podem ocorrer em escalas local, regional e global.
A Inversão Térmica é um fenômeno natural que ocorre em vários lugares do planeta. Sozinha, não configura dano à natureza. O problema surge quando ela ocorre em áreas que apresentam grande concentração de poluentes.