• Matéria: História
  • Autor: laysa7263
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o fragmento do texto escrito por Aristóteles, sobre a cidadania e a escravidão em Atenas, e responda aos questionamentos:
“É para a mútua conservação que a natureza deu a um o comando e impôs a submissão ao outro. Pertence também ao desígnio da natureza que comande quem pode, por sua inteligência, tudo prover e, pelo contrário, que obedeça quem não possa contribuir para a prosperidade comum a não ser pelo trabalho de seu corpo. Esta partilha é salutar para o senhor e para o escravo. [...] O senhor não é senão o proprietário de seu escravo, mas não lhe pertence; o escravo, pelo contrário, não somente é destinado ao uso do senhor, como também dele é parte. Isto basta para dar uma idéia da escravidão e para fazer conhecer esta condição. O homem que, por natureza, não pertence a si mesmo, mas a um outro, é escravo por natureza: é uma posse e um instrumento para agir separadamente e sob as ordens de seu senhor. [...] A natureza, por assim dizer, imprimiu a liberdade e a servidão até nos hábitos corporais. Vemos corpos robustos talhados especialmente para carregar fardos e outros usos igualmente necessários; outros, pelo contrário, mais disciplinados, mas também mais esguios e incapazes de tais trabalhos, são bons apenas para a vida política, isto é, para os exercícios da paz e da guerra. Ocorre muitas vezes, porém, o contrário: brutos têm a forma exterior da liberdade e outros, sem aparentar, só têm a alma de livre. Limitando-nos aos aspectos materiais, como no caso das estátuas dos deuses, não hesitamos em acreditar que os indivíduos inferiores devem ser submissos. [...] Não pretendemos agora estabelecer nada além de que, pelas leis da natureza, há homens feitos para a liberdade e outros para a servidão, os quais, tanto por justiça quanto por interesse, convém que sirvam. No entanto, é fácil ver que a opinião contrária não seria inteiramente desprovida de razão.” ARISTÓTELES.

A) Segundo Aristóteles, quais diferenças existiam entre os senhores e seus escravos?




B) Segundo Aristóteles, como essas diferenças justificavam e legitimavao a escravidão na Grécia?

Respostas

respondido por: matheusizidro2pbd9y5
1

Resposta:

1) O escravo por natureza é uma posse e um instrumento para agir separadamente sob ordens de senhores

Já o senhor ao contrário do escravo,por natureza é um líder que tem o  comando.

2) Na concepção dele o principal argumento era que a natureza designou a Liberdade a um e a servidão a outro. eram as leis da natureza e cabiam nós respeitar.

Explicação:

Perguntas similares